loading...

Marques Mendes escutado a pedir favores

Marques Mendes foi apanhado nas escutas a pedir ajuda a António Figueiredo, ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado, para desbloquear dois processos de atribuição de nacionalidade portuguesa a cidadãos estrangeiros.

O primeiro pedido aconteceu em Agosto deste ano, o segundo já em Outubro. António Figueiredo, recorde-se foi detido, no mês passado na sequência da operação Vistos Gold. Com eles foram detidos Manuel Jarmela Palos, ex-diretor Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Maria Antónia Anes, secretária-geral do Ministério da Justiça. Dos três, apenas António Figueiredo se mantém em prisão preventiva. Os outros dois estão com pulseira electrónica. O primeiro pedido para agilizar processos referia-se à mulher de um empresário moçambicano.

António Figueiredo garantiu ao amigo que ia ajudá-lo. O segundo pedido aconteceu já em Outubro, um mês antes da operação da Polícia Judiciária: Marques Mendes pedia ajuda para desbloquear o processo de uma mulher brasileira que pretendia fazer grandes investimentos no nosso país. O Correio da Manhã tentou contactar Marques Mendes para obter algumas respostas sobre esta situação, mas, até à hora de fecho da edição, tal não foi possível. Marques Mendes é amigo e foi colega de curso de António Figueiredo.

Além disso, é sócio da JMF Projects &Business Lda. com Luísa Figueiredo, filha de António Figueiredo. O ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado é suspeito de receber vários pedidos de favores, aos quais ele acedia. A empresa JMF Projects &Business Lda. está também implicada no megaprocesso dos vistos gold, desencadeado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária. 

Fonte: CM

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...