BCE empresta 400 mil milhões a 514 bancos à taxa de 0%

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou que emprestou 399.289 milhões de euros a quatro anos à taxa de 0% a 514 bancos comerciais da zona euro.

Esta operação, cujos resultados foram hoje divulgados, foi a primeira da nova série de operações de refinanciamento para os bancos a muito largo prazo, quatro anos.

Foto: Ptjornal.com
A operação vence a 24 de Junho de 2020, mas os bancos terão a oportunidade de devolver os empréstimos antes, designadamente a dois anos, em 27 de Junho de 2018.

A taxa de juro para esta operação de liquidez será a das operações principais de refinanciamento, os leilões semanais, no momento da adjudicação, que actualmente é de 0%.

Os bancos que tenham emprestado o suficiente à economia real entre 1 de Fevereiro de 2016 e 31 de Janeiro de 2018 serão remunerados a uma taxa de juro de 0,4%, equivalente à taxa de juro dos depósitos do BCE.

O BCE vai realizar outras três operações em Setembro e Dezembro de 2016 e em Março de 2017.

Com estas novas operações, o BCE quer oferecer aos bancos condições de financiamento atractivas a longo prazo para que estes emprestem à economia real, às empresas e às famílias, apesar de estarem excluídas as hipotecas para evitar 'bolhas' no sector imobiliário.

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...