OKINAWA, o povo que vive acima dos 100 anos

Okinawa é arquipélago subtropical no Japão, é considerado o lugar onde se vive mais e onde há um número expressivo de idosos acima dos 100 anos. Os segredos de Okinawa já levaram muitos estudiosos até esta ilha na busca da fórmula da longevidade.

Com uma expectativa de vida média de 78 anos para homens e 86 anos para as mulheres, os habitantes de Okinawa estão entre as pessoas mais longevos do mundo. Mais importante que isso é as pessoas idosas que vivem neste arquipélago subtropical exuberante tendem a apreciar anos livre de qualquer deficiência. Okinawanos tem um quinto da doença cardíaca, um quarto do câncer de mama e de próstata, e um terço a menos de demência do que os americanos, diz Craig Willcox do Estudo de Centenários de Okinawa.”

Foto: Yogui.co
Ora vamos lá:
  1. Os Okinawanos idosos fazem exercícios físicos e mentais frequentemente.
  1. Suas dietas são pobres em sal, rica em frutas e vegetais, e contêm muita fibra e antioxidantes que protegem contra as principais doenças do Ocidente, incluindo ataques cardíacos, cancer e doenças neurodegenerativas como Parkinson, Alzheimer entre outras.
  1. Eles consomem mais soja (60-120 gramas por dia) do que qualquer outra população na Terra, mas não é soja transgênica como é no Brasil e EUA. Soja é rica em flavonóides e é saudável quando não modificada geneticamente e sem pesticidas.
  1. Okinawanos não comem demais. Eles têm uma prática chamada hara hachi bu, o que significa “comer até estar 80% satisfeito“. Isso significa que sua ingestão calórica diária é bem menor do que a nossa – cerca de 1800 calorias.
  1. Okinawanos não sofrem de demência senil ou não com frequência. Devido ter uma dieta rica em vitamina E, que ajuda a manter o a vitalidade do cérebro.
  1. Okinawanos idosos são respeitados e mantidos como parte integrante nas comunidades em geral. Eles se sentem valorizados como indivíduos, mesmo quando a idade avança. Isso beneficia fortemente sua saúde mental e fisiológica. Okinawanos idosos nesta sociedade expressam alto nível de satisfação na vida.

Fonte: Yogui.co (não corrigido, publicado como original)

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...