A Polícia Federal Brasileira encontrou carne de cão num McDonald´s. Será verdade?

(texto original sem correcção)

É verdade que a Polícia Federal e o Procon encontraram carne de cachorro no estoque que seria usado nos lanches da rede de fast food McDonald´s?

Foto: E-Farsas
A notícia apareceu nas redes sociais e em diversos sites e blogs nasegunda quinzena de julho de 2016 e mostra fotos de uma operação policial que teria descoberto toneladas de carne de cachorro guardadas em um enorme frigorífico. De acordo com o texto que acompanha as fotos, as investigações teriam descoberto que toda essa carne iria ser usada na confecção dos lanches da rede de fast foods McDonald’s!

Essa noticia bombástica seria um prato cheio para os jornalistas que ficam de plantão a espera de um escândalo desses. No entanto, nenhum jornal sério e de grande circulação publicou nada a respeito!

Quem criou esse boato juntou fotos de casos diferentes para dar um tom alarmista para o texto e, dessa forma, conseguir mais cliques.

No caso, uma das fotografias é de 2014 e foi tirada no Vietnã, durante a visita de um repórter do Daily Mail à capital do país! Simon Parry, juntamente com o ativista Le Duc Chinh, entrevistou o dono do comércio de carne de cachorro em Hanói. Segundo o jornalista, os dois foram “convidados a sair do local”, pois estavam “atrapalhando os negócios”!

Outra imagem usada na montagem foi tirada de um verbete do Wikipédia a respeito do consumo de carne de cachorro e nada tem a ver com a Polícia Federal ou com o Mcdonald´s.

A terceira foto é de 2012 e foi tirada por Ricardo Wolffenbüttel a serviço da Agencia RBS. Ela ilustra a reportagem sobre a notificação feita pelo Procon de Florianópolis para o McDonald’s, o Bob’s, o Burger King e o Giraffas, que teriam 10 dias para se adaptar à lei que proíbe a comercialização de lanche acompanhado de brinde ou brinquedo de qualquer tipo.

Conforme foi mostrado pelo Diário Catarinense, a foto em questão nem foi tirada no McDonald´s, mas em uma das lojas da rede Giraffas, em Florianópolis!

Conclusão

Essa história afirmando que a PF e o Procon teriam encontrado carne de cachorro nos sanduíches do McDonald´s é falsa e foi criada com a mistura de várias fotos que nada tem a ver com a rede de lanchonetes e com o intuito de conseguir cliques!

Fonte: E-farsas

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...