Como conseguir 1000 seguidores no Instagram em 10 dias

Por que devemos apostar no Instagram?

As razões pela qual se tem conta de Instagram podem mudar de pessoa para pessoa. É por isso que agora vou apresentar algumas das razões pelas quais vale a pena apostar nesta rede social:

É a rede social mais visual que existe: O que interessa são as fotografias e os vídeos, isto é, os elementos multimédia. É verdade que os textos são importantes para entender o que está a acontecer, mas mesmo assim são aspetos secundários. Se o que queremos é mostrar alguma coisa que se possa captar com uma câmara, esta é a melhor rede.

Sincroniza-se perfeitamente com outras redes sociais: se alguma vez utilizaram o Instagram de certeza que viram muitos ícones antes de finalizar a publicação. Esta aplicação permite uma grande interação com outras redes sociais, o que é excelente para poupar trabalho e conseguir um maior número de público.

Permite interagir com quem quer seja de diferentes formas: Podemos interagir através das mensagens “Direct”, likes ou comentários. Além disso podemos chamar a atenção de quem quisermos através dos tags.

Privacidade ou não: é a nossa escolha ter uma conta privada, onde apenas as pessoas que aceitemos podem ver as nossas publicações, ou pública onde qualquer pessoa pode entrar no nosso mundo de fotografias digitais. Tudo depende do que queremos partilhar e com quem o queremos fazer.

Um meio publicitário gratuito: sei que nem todos a olham assim, mas acreditem que para quem trabalha no campo da moda, arte, cozinha ou desenho, o Instagram é uma excelente forma de dar-se a conhecer.

Foto: PPLWare
Ainda não estão convencidos?

Se isto não vós convence pode ser que alguns números sim o façam. Todos os dias se partilham mais de 70 milhões de fotos nesta rede social. Em setembro de 2015 o Instagram superou o Twitter no número de utilizadores registados.
Dicas para aumentar os nossos seguidores

Ao ler este artigo tenho a certeza que muitos dirão: “pois, mas isto eu já sabia”. Mas também acredito que existem dicas que não seguem e deviam caso queiram aumentar o número de seguidores. Digo deviam porque todas as que aqui apresento são importantes. Se fizermos apenas umas e não estaremos otimizando todos os likes, seguidores ou comentários que poderíamos estar a receber.

Aprendi estas dicas lendo e experimentando. Utilizo esta rede social há anos, e até criei uma conta apenas para pôr em prática estas dicas. O resultado foi 900 seguidores numa semana. Mas agora chegou o momento para que todos o consigam.

Estão preparados? Vamos lá!

Procurar contas de Instagram para inspirar posts

Sim, vou começar com algumas dicas básicas, mas que também são importantes.

Para conseguir melhorar é preciso “analisar” os melhores. Atenção que não estou a dizer que devemos copiar as suas fotografias ou os seus estilos. O que indico é que é importante conhecer os procedimentos utilizados para poder adaptá-los ao nosso caso em particular.

Sendo assim se, por exemplo, tivermos uma conta de cães, sigamos outras contas com muitos mais seguidores e analisemos todos os dados que possamos: hora de publicação, tipo de publicação, texto, hashtags utilizados, etc. Depois, quando tivermos muita informação, devemos adaptá-la às nossas publicações!

A melhor forma para fazer isto é através de printscreens. Quando virmos uma publicação que nos chame à atenção, façamos printscreen. Depois, ao fim de 10 dias, vejamos todas as publicações e tiremos todas as conclusões que nos possam ser úteis.
Usar hashtags

Sim, já sei o que dirão: outra dica básica. Sim, mas é tão básica que as pessoas não a dominam!

Devemos utilizar hashtags em todas as nossas publicações. Contudo, a utilização dos hashtags é toda uma “ciência”! Primeiro temos de escolher cuidadosamente as hashtags que utilizaremos e ter em conta no número de fotos que existem com essas hashtags. O número é importante, já que se for pouco popular (menos de 1.000 fotos) quer dizer que não há muitas procuras, mas também se for muito popular (mais de 2.000.000 fotos) não se irá destacar. Para encontrar algumas das hashtags mais conhecidos podem visitar este site: Tagsforlikes.

Outro ponto a ter em consideração é a localização das hashtags. Há quem os coloque no primeiro comentário da fotografia, para que não fique na descrição. É uma boa ideia que podem seguir. Contudo, também temos outra opção. Podemos colocar os hashtags depois da descrição, num parágrafo abaixo. De qualquer das formas os hashtags não chamarão a atenção e cumprirão com o seu objectivo: posicionar as nossas fotos.

Quantos hashtags? Há quem diga que 5 é o melhor, enquanto que outros dizem que o número ideal é 11. Não é recomendado encher uma foto com 30, mas eu diria que entre 5 e 10 “está a virtude”. Se alguma vez alguém lhes escreverem um comentário com #toomanyhashtags já sabem que estão a abusar.

Publicar constantemente

Agora já começo com as dicas mais complexas.

Tal como acontece com todas as redes sociais, é necessário publicar regularmente para agradar aos nossos seguidores e atrair outros mais. O mínimo seria publicar 1 vez por semana. Mas se o que queremos é conseguir mais seguidores, o aconselhado será publicar todos os dias e mais do que uma vez.

Mas tenhamos calma, nada de fazer spam. Podemos publicar entre 1 a 3 fotos por dia, e com um espaço de tempo de 4/5 horas. Isto é o ideal e é o que traz os melhores resultados.

Publicar na hora certa

Se queremos seguidores de qualquer parte do mundo publiquemos uma fotografia pela manhã e outra à noite. Caso queiramos seguidores de uma determinada zona geográfica, a melhor hora é entre a saída do trabalho e o jantar.

Mas quem sabe, cada conta de Instagram é diferente, e há gostos e hábitos que variam imenso. É por isso que, em vez de seguir a minha opinião, utilizem alguma ferramenta para analisar a atividade dos vossos seguidores e assim saber qual é o melhor horário para as publicações. Com Iconsquare ou TakeOff poderão fazer isto e muito mais.

Quanto mais damos, mais recebemos

Se pudesse escolher a dica mais importante de todas, diria que é esta sem dúvida alguma.

Quantos mais likes e comentários fizermos, mais iremos receber. Isto é óbvio, mas muitas pessoas não o fazem porque demora muito tempo, e os resultados não são assim tão rápidos. Mas e se vos dissesse que há uma forma com a qual demoraríamos apenas 10 minutos diários e os resultados seriam bons e contínuos?

Podemos fazê-lo desde a aplicação do nosso telemóvel ou desde um computador com Iconsquare. O primeiro que devemos fazer é encontrar uma hashtag que se relacione com o nosso perfil e as nossas fotos. Além disso temos de verificar que esse hashtag não é utilizado para fazer spam.

Agora, dependendo da aplicação que usem, façam isto:

Instagram: abrimos o browser, procuramos a hashtag que escolhemos anteriormente. Mudamos a vista para “lista”. Agora, vamos fazendo scroll e like em TODAS as fotos. Mesmo que não sejam assim tão bonitas, podem trazer seguidores. Nas fotos destacadas fazemos like e deixamos um comentário.

Iconsquare: permite procurar fotos com uma determinada hashtag. Quando as vejamos, fazemos o mesmo: like em tudo.

As pessoas que receberem a nossa notificação terão curiosidade e entrarão no nosso perfil. É possível que gostem das mesmas publicações e que dêem likes, escrevam um comentário ou até que nos sigam! No caso das pessoas que tenham mais de 1500 seguidores, o melhor é deixar um comentário. Porquê? Porque de certeza desativaram as notificações dos likes, mas não dos comentários! Os comentários chamam sempre muito mais à atenção.

Esta forma de conseguir seguidores não é natural, mas é eficaz, e para quem está a começar ou quer conseguir muitos seguidores, fazendo isto todos os dias, aumentará de certeza.

Nota: Qual é a primeira coisa que os utilizadores irão ver ao receber a nossa notificação? Sim, a nossa imagem de perfil. Assim que é recomendado que seja bonita e de acordo com o tema da nossa conta.

Mencionar a outras pessoas nas publicações

Uma das melhores formas para chamar à atenção de outras contas é mencionando-as nas publicações.

Imaginemos que publicamos fotos de moda. Todas as roupas que mostremos na nossa fotografia têm uma marca, que quase de certeza está presente no Instagram. Porque não fazer um tag a todas elas? Estaremos no seu perfil caso nos aceitem, mais precisamente na secção de tags. Os seus seguidores podem ver-nos e quem sabe, até fazer like ou seguir-nos.

Além de conseguir mais likes, é possível conseguir mais comentários e, quem sabe, até patrocínios destas empresas! Tudo depende da qualidade do nosso trabalho e dos seguidores que tivermos.

Utilizar contas de propagação

Existem contas no Instagram que a única coisa que fazem é partilhar fotos de outros utilizadores. Estas contas normalmente têm muitos seguidores e são uma referência. Se conseguirmos que alguma das nossas fotografias seja partilhada nestas redes, receberemos muitos seguidores.

Mas e então, como fazer isto?

Verificar se estas contas possuem hashtags únicos. Se os tiverem, podemos utilizá-los nas nossas fotografias.

Fazer like e comentar ativamente as publicações destas contas.

Entrar em contacto com estas contas através de mensagens Direct. Enviar uma mensagem mostrando a nossa admiração pela conta e o nosso interesse em partilhar algumas fotografias.

Manter sempre um estilo próprio

Se formos iguais aos outros porque razão é que as pessoas nos seguiriam? Temos de pensar em algo que nos distinga. Temos de encontrar algo que nos identifique e que nos torne únicos.

Sim, sei que é fácil dizer e difícil de pensar. Contudo, é possível que com alguma inspiração tenham alguma ideia, é por isso que partilho convosco algumas das contas mais originais do Instagram:

https://www.instagram.com/p/oMCyWxwEBt/

https://www.instagram.com/p/gLa8ZFRtO2/

https://www.instagram.com/p/fvR9MmQdNW/

https://www.instagram.com/p/f7zduQDytF/

https://www.instagram.com/p/fgB6D6sVzQ/

E agora, já estão inspirados?

Utilizar ferramentas para melhorar a conta

Apesar de ser uma aplicação muito completa, e com cada vez mais opções, continua a ter algumas lacunas que podem ser preenchidas através de outras aplicações ou sites. Eis alguma das coisas que podemos fazer com aplicações externas:


Existem muitas mais ferramentas que podemos utilizar, mas estas são as mais importantes para que possamos ser os mestres do Instagram.

Conclusões finais

Tenho uma amiga, @victoriadnc que, em agosto de 2014, tinha 800 seguidores e mais de 200 fotos. Num ano, seguindo estes conselhos, conseguiu mais de 20.000 seguidores e agora até recebe produtos de imensas marcas de moda. O seu exemplo apenas demonstra que, para conseguir bons resultados, é preciso perseverança e estilo. Perseverança para repetir todos os dias o mesmo ritual de fazer likes a outras fotos, comentar e subir as nossas fotografias. Estilo para manter a nossa originalidade e diferenciar-nos dos demais. 

Só assim é que vamos conseguir mais seguidores.

Fonte: PPLWare

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...