loading...

INVENTADO aparelho que limpará o Planeta de CO2

A Sunproject preza por ser uma empresa com responsabilidade ambiental com foco na otimização energética e não podia deixar de se associar a esta tão importante iniciativa, partilhando convosco as mais recentes – e surpreendentes – novidades nesta área:

A crescente e preocupante poluição mundial é causadora da destruição da nossa camada de ozono, pela libertação de dióxido de carbono (CO2) principalmente das indústrias produtivas e outras áreas de atividades poluentes que libertam gases nocivos para a atmosfera. Mas a realidade é que só as emissões poluentes dos transportes representam cerca de 24 por cento das emissões globais de CO2 e têm o maior crescimento de emissões mundial. A maior parte de nós contribui para este fator crescente!

Foto: Sun Project
Estes gases poluentes são os mais difíceis de limitar – vejam as recentes penalizações e taxas de circulação nas principais capitais mundiais – e de capturar.

Embora existam hoje em dia, tecnologias para capturar CO2 a partir de fumos das fábricas por exemplo, não havia soluções para libertar e capturar da atmosfera os poluentes anteriormente libertados por carros, camiões e aviões.

Isto é, até agora! No início deste ano, em Squamish, British Columbia (Canadá) , a empresa privada Carbon Engineering (subsidiada por Bill Gates) iniciou a construção da primeira captura de CO2 através do ar.

Durante anos , a empresa tem vindo a desenvolver a tecnologia que está agora pronta para ser implementada em grande escala.
Tal como as árvores, esta tecnologia de captura de ar retém o CO2 do ar ambiente.

No entanto, como a empresa assinala, “plantar árvores em número suficiente para limpar a atmosfera exigiria grandes quantidades de terra agrícola produtiva. Na verdade exigiria mil vezes mais terra, para que o nº suficiente de árvores, absorve-se o CO2 suficiente para funcionar como uma plataforma de captura de ar que a empresa idealiza.”

Ao contrário das árvores, estas plataformas de captura de ar podem ser construídas em terreno que não serve para cultivo, tais como desertos.

David Keith, professor da Escola de Engenharia da Universidade de Harvard e presidente executivo da empresa Carbon Engineering, juntamente com uma equipe de cientistas tem vindo a fazer a captura de CO2 através de um protótipo na Universidade de Calgary já há vários anos.

Este sistema protótipo construído na universidade, pode absorver as emissões de cerca de 14-15 veículos ou cerca de 100 quilos de dióxido de carbono por dia.

De forma simples, a maneira como o sistema funciona é a seguinte: após o ar entrar na instalação, passa através de um absorvente de CO2 líquido que retém cerca de 80% do dióxido de carbono numa solução para processamento adicional, transformando mais tarde em combustível.


Na plataforma em grande escala que está a ser construída em Squamish, o CO2 será recuperado a partir da solução de carbonato e integrado na produção de hidrocarbonetos líquidos que são totalmente compatíveis com a infraestrutura de transportes de hoje, mas tem um grau de intensidade poluente muito baixo (ou mesmo zero).


A construção da planta de demonstração até o final deste ano será o passo decisivo para a empresa, antes de construir a primeira plataforma real, de âmbito comercial em 2017.

Fonte: Sun Project

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...