JAPÃO SISMO 7,3, as sirenes de alarme tocam com alerta de tsunami

Um tremor de terra de magnitude 7.3 abalou esta manhã de terça-feira (hora local) a costa japonesa. A profundidade do sismo foi detetada a 10 quilómetros de profundidade.

As sirenes de alarme estão a tocar em Fukushima. A televisão já mostra a entrada do porto da cidade com o primeiro sinal de uma onde de Tsunami. As águas (à direita da imagem) estão a recuar de dentro do porto para o mar. Normalmente, cerca de dez minutos antes de um tsunami alcançar a costa, o mar recua.

Foto: TSF
Assim que o sismo aconteceu as autoridades japonesas emitiram um alerta de tsunami para o forte sismo que foi sentido em Tóquio.

As pessoas foram aconselhadas a dirigirem-se às zonas mais altas onde estão instalados os abrigos contra tsunamis. A previsões apontam para uma onde que pode chegar muito longe e atingir uma altura de três metros por isso é aconselhável que os cidadãos se afastem no mínimo 20 quilómetros do litoral.

O epicentro do tremor de terra foi assinalado na região de Fukushima, que já tinha sido atingida por um sismo em 2011 (cinco anos) que levou a um acidente nuclear de grandes proporções.

A empresa elétrica que opera a central nuclear revela que não se registaram alterações do nível de radioactivdiade depois do sismo. A empresa adianta ainda que a central está parada desde o acidente de há cinco anos.

Fonte: TSF

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...