Dias na Terra vão ter 25 horas

Os dias na Terra estão a ficar mais longos à medida que a órbita abranda, concluiu uma equipa de investigadores britânicos.

Vão vai ser no nosso tempo. Nem no dos nossos filhos ou até tetra-netos... Mas os dias na Terra encaminham-se para contar mais uma hora.

Foto: Mistérios do Mundo
Ao longo dos últimos 27 séculos, os dias têm aumentado a uma média de quase dois milisegundos por cada 100 anos, concluiu uma equipa de investigadores britânicos, depois de analisar fenómenos celestes registados desde 720 a.C. até 2015. A este ritmo, é só fazer as contas: daqui a 6,7 milhões de anos vamos ter um minuto extra por dia, o que significa que dentro de 200 milhões de anos teremos dias na Terra com 25 horas. Uma estimativa "aproximada", sublinha Leslie Morrison, um dos investigadores, uma vez que as forças geofísicas que influenciam a Terra podem não se manter constantes num período de tempo tão dilatado.

"É um processo muito longo", afirma o astrónomo, adiantando que a órbita da Terra está a abrandar a um ritmo mais lento do que inicialmente pensavam os investigadores.

Neste estudo, a equipa baseou-se em teorias gravitacionais sobre o movimento da Terra em redor do Sol e da Lua em redor da Terra, para calcular a duração dos eclipses lunares e solares ao longo do tempo e perceber de onde teriam sido visíveis na Terra, comparando depois os seus cálculos com os registos dos antigos babilónios, chineses, gregos, árabes e europeus medievais. Os investigadores encontraram discrepências entre o local onde, pelas suas contas, os eclipses teriam sido observados e onde realmente foram.

Fonte: Visão

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...