loading...

Deitas fora a água do esparguete? Não faças mais isso!

Se normalmente deitas a água do esparguete, não imaginas o que estás a perder. Pois o mais certo é ainda não conheceres as suas várias utilidades, e as razões para que a deves aproveitar.

Por isso é importante que as conheças, para que não a voltes a desperdiçar.

Não importa se é esparguete, penne, rigatoni ou talharim, todo a gente adora uma boa massa!

Além de ser deliciosa, o melhor é que não precisas de ser um expert no fogão para prepará-la! Basta colocá-la na água com um pouco de sal e… esperar um pouquinho!

Porém, depois de pronta, o que fazer com a água usada para cozinhar a massa? Se és do tipo que gosta de aproveitar tudo o que tens disponível em casa, então esta dica vai alegrar-te, porque existem sim maneiras incríveis de usar este líquido que em geral vai parar no ralo!

Vê aqui 10 ideias verdadeiramente geniais:

1. Regar as plantas


As tuas plantinhas ficarão felizes: água de esparguete é ótima para elas porque contem muitos sais minerais. Mas espera que arrefeça antes!

2. Fazer molhos


Para incrementar o teu molho de tomate, despeja nele a água usada no cozimento da massa. Para aqueles que fazem pesto em casa, esta água quentinha também é bem vinda durante a preparação dele.

3. Massa de pão e de pizza


Em geral, todas as receitas de massa que levam fermento exige, que acrescentes um pouco de algum líquido. A dica aqui é usar a água do esparguete. Assim garantes um gostinho extra.

4. Amolecer leguminosas


Quando fores deixar o feijão ou a lentilha de molho, mergulha os grãos na água do esparguete. Isso une o útil ao agradável!

5. Lavar a louça


Acredita se quiseres, mas o amido presente na massa age como um detergente natural. Portanto, a água quentinha onde acabaste de cozinhar a tua massa é perfeita para lavar a loiça. Até mesmo panelas e pratos muito sujos não resistem ao poder deste sabão inusitado!

6. Spa para os pés


Para aqueles que ficam com os pés doridos ou inchados após um árduo dia de trabalho, vale experimentar esta nova forma de relaxar. Quando terminares de fazer o teu jantar, pega num balde e coloca a água do esparguete lá dentro, ainda morninha. Os sais minerais vão te dar pés de princesa!

7. Cabelo


As mulheres estão sempre à procura de alternativas para tratar os cabelos danificados. A boa notícia é que a água do esparguete pode ser uma poderosa aliada! Para testar esta possibilidade, coloca a água do esparguete numa garrafinha e leva-a para o banho. Depois, despeja-a nos teus fios, massaja um pouco e deixa agir durante 10 minutos. No fim, enxauga e usa normalmente o teu shampoo e condicionador. O resultado é um cabelo macio e brilhante.

8. Cozinhar a vapor


Cozinhar a vapor é um ótimo método para preparar legumes. Aproveita a água do esparguete também durante este processo. Coloca-a no recipiente adequado e pronto! Deixa que o vapor gerado por esta água especial cozinhe os teus vegetais, fazendo com que eles fiquem ainda mais saudáveis!

9. Base para sopas


Mistura a água da massa junto com a tua sopa e deixa que tudo cozinhe junto. Assim garantes um gostinho extra na tua refeição, além de uma dose adicional de sais minerais e vitaminas.

10. Trabalhos manuais


Até mesmo as crianças podem beneficiar deste restos de água. Adicionando farinha, sal e óleo, podes fazer uma massinha em casa que vai com certeza divertir os pequenos num dia chuvoso durante as férias.

Talvez alguns já conheçam estes truques e saibam que a água de esparguete pode dar um toque final fantástico ao molho da massa. Porém, certamente muitas outras pessoas nem imaginam que este resto da tua refeição pode ser usado de tantas maneiras incríveis.

Então partilha estas dicas com todos os teus amigos! Estas ideias são certamente úteis e interessantes.

Fonte: Altamente

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...