loading...

É aqui que se comem as melhores francesinhas!!

A Rua de Passos Manuel é uma das principais na Baixa do Porto, ligando os Poveiros à Praça D. João I, e nela se encontra um dois emblemas da cidade: o Coliseu e cafés com fama de servir as melhores francesinhas.

A contrário de outras ruas do Porto, cujos nomes acompanharam mudanças sociais ou políticas, a de Passos Manuel chama-se assim desde que foi aberta, em 1879. A toponímia homenageia Manuel da Silva Passos, político e reformador do ensino, que esteve ligado à fundação da Academia Portuense de Belas Artes e a Academia Politécnica do Porto. Curiosamente, Passos Manuel (ficou assim conhecido) nunca viveu na cidade, mas sim em Matosinhos. Esta é uma rua de fachadas burguesas e vincadamente cultural, estando nela essa grande instituição que é o Coliseu do Porto e ainda o Ateneu Comercial, assim como um dos primeiros espaços de cultura alternativa da cidade, o Maus Hábitos e outros bares a conhecer.

Foto: Evasões
Com algumas casas de comércio bem antigas da cidade, a rua é também bem conhecida pelos seus restaurantes, cuja oferta é bem variada. A começar na centenária Casa das Tortas e a terminar no Café Santiago e no Lado B, ambos com boa reputação de francesinhas, estando pelo meio outras boas mesas portuenses.

1 - Ateneu Comercial do Porto - Rua Passos Manuel, 44

O Ateneu Comercial do Porto abriu recentemente ao público o seu bar, outrora reservado a sócios. Chama-se Clube Rugby Porto (e para ser “sócio temporário” basta pagar um euro) e é um Sport’s Bar, de ambiente de british pub, para ver desporto, beber cervejas e petiscar. O Ateneu nasceu no século XIX, quando o Porto era conhecido como cidade de burgueses que se dedicavam ao comércio. Tal como na época, dedica-se hoje à promoção da cultura e do lazer.

2 - Amorefrato - Rua Passos Manuel, 69

A Amorefrato é um paraíso para gulosos. Além dos sabores originais de gelados criados por Carla Moreira, como Cerelac, Nestum ou Filipinos, há outras tentações que surgem sob a forma de cupcakes e muffins, tartelete, cheesecakes, bolos ou crumbles. A ir lá, que não seja à terça-feira, dia em que fecha.

3 - Boîte - Rua Passos Manuel, 131

A recente discoteca da Invicta tem uma decoração inspirada nas boîtes do anos 1970. No piso térreo encontra-se a pista de dança, dois bares e zona com sofás privados, e no piso superior, mais recatado, há um wine bar em parceria com a Real Companhia Velha e os hambúrgueres da NY Sliders. Funciona sexta e sábado, até às 02h00.

4 - Coliseu do Porto - Rua Passos Manuel, 137

A sala de espetáculos da autoria dos arquitetos Cassiano Branco, Mário Abreu e Júlio de Brito fez 75 anos em 2016. Depois de quase ter sido vendido a uma organização religiosa, o que suscitou um forte protesto popular, e de ter sofrido um incêndio, o Coliseu está agora cheio de vitalidade, recebendo eventos como concertos, bailados, sessões de cinema e espetáculos de dança todos os meses. O bar Passos Manuel, com a entrada ao lado da do Coliseu, funciona no antigo cinema, e é ponto de encontro de pessoas ligadas às artes.

5 - Marcolino - Rua Passos Manuel, 140

A primeira loja Marcolino abriu na Rua de Santo Ildefonso, em 1926, por António Marcolino. Anos mais tarde a marca mudou-se para esta loja, e em 2012 abriu um grande espaço na Rua Santa Catarina. Hoje em dia as grandes marcas de relojoaria como Rolex, Omega e IWC estão na loja maior, e as mais casuais como Pandora e Swatch, ficaram na original. Pontualmente, a Marcolino presenteia a cidade com eventos.

6 - O Escondidinho - Rua Passos Manuel, 142

Uma das curiosidades d'O Escondidinho é que guarda na sua história duas estrelas Michelin, de 1936 a 1939. Passando-se a fachada cor de salmão, onde estão duas janelas com flores e um conjunto de azulejos em azul e amarelo, entra-se num ambiente de aconchego, agora amparado por uma lareira, onde às mesas chegam pratos como Tornedó Rossini, escalopes de vitela com molho de vinho do Porto e açorda de marisco. Abre todos os dias.

7 - Maus Hábitos - Rua Passos Manuel, 178

Com 16 anos de história, o espaço do quarto andar da garagem Passos Manuel, continua a ser uma referência da noite e da cultura portuense. Muito mudou na cidade desde 2001 e o espaço multifacetado onde se pode ver concertos, performances e exposições manteve-se uma referência. Continua com uma forte programação de música e artes visuais e funciona também como restaurante - o Vícios de Mesa.

8 - Lado B - Rua Passos Manuel, 190

O nome refere-se ao «lado B» da atividade do mentor do restaurante, Artur Ribeiro, que durante muito anos geriu a loja de discos Jo-Jo's Music, que seria o «lado A». Essa aura musical está refletida nas paredes do restaurante com nomes de bandas e músicos famosos. Desde 2013 o Lado B serve aquela a que chama «A Melhor Francesinha do Mundo», título que registou, e em 2015 apresentou a francesinha vegetariana. Fecha ao domingo.

9 - Centro Comercial Invictus - Rua Passos Manuel, 219

A primeira loja que se vê no centro comercial Invictus, um dos “shoppings” que atualmente é quase uma relíquia de época, é o salão Anjos Urbanos. Quando abriu, este espaço de “hair design” criou uma pequena revolução, com os seus cortes criativos e arrojados. Mesmo em frente, encontra-se a Aristides Reis, onde se vende pedras preciosas, semi-preciosas e sintéticas. Continuando, surge a Bunker, dedicada a discos em vinil e cassetes, e a Planeta Sensi, uma growshop que vende sistemas de cultivo, acessórios, e produtos à base de cânhamo.

10 - Café Santiago - Rua Passos Manuel, 226

As filas à porta do Café Santiago são regulares. A razão? A francesinha, que o atual responsável, Rui Pereira, julga existir já há muitos anos no café. No lugar fundado em 1930, a especialidade que tanta gente atrai leva ingredientes frescos e o molho «é feito de modo simples», garante, sem desvendar o segredo. O lugar foi botequim, casa de pasto e de jogo até se ter tornado café nos anos 1970. Está encerrado ao domingo.

Fonte: Evasões

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...