loading...

Preço da luz aumentou 80%

O Governo ordenou uma investigação aos preços no sector da electricidade, depois do aumento de 80% verificado, entre 1 e 26 de Janeiro, no mercado ibérico de energia.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) está a investigar a formação dos preços na área da electricidade, avança o Correio da Manhã, depois de o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, ter feito uma solicitação nesse sentido.

Foto: Esquerda Marxista
Esta iniciativa do governante surge depois do “grande aumento no preço da electricidade”, verificado no período entre 1 e 26 de Janeiro.

O CM nota que o preço no mercado ibérico da energia (MIBEL) aumentou cerca de 80%, passando dos 51 euros/MWh no mercado diário para os 92 euros. Os consumidores ainda não sentiram o aumento, mas já deverão senti-lo na próxima factura.

A ERSE está assim a apurar se há motivos técnicos que justifiquem o elevado aumento das tarifas ou se está em causa especulação pura.

Em Espanha, o ministro da Energia, Álvaro Nadal, também pediu uma investigação a esta subida de preços.

No mercado regulado, houve um aumento da ordem dos 1,2% nos preços para os consumidores domésticos, no passado dia 1 de Janeiro. Em termos práticos, estamos a falar de 57 cêntimos numa factura média mensal de 47 euros.

Fonte: TugaPress

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...