Usa o WhatsApp? Pois tenha cuidado!!

O WhatsApp lançou recentemente os ‘Estados’, uma nova funcionalidade que permite partilhar fotografias e vídeos que ficam disponíveis durante um período de 24 horas.

O objectivo é incentivar os utilizadores a partilharem mais coisas pessoais, uma tendência que merece cuidados acrescidos, sobretudo no WhatsApp.

Foto: O futuro é Mac
Os ‘Estados’ têm suscitado críticas por parte da aplicação de mensagens, sobretudo por ser apontado como uma ‘cópia’ das Stories do Snapchat e do Instagram.

Nota o Techtudo que, independentemente da legitimidade da funcionalidade no WhatsApp, há algumas atenções que deve tomar uma vez que podem colocar em risco a sua segurança.

Estado Público

Não se esqueça que qualquer partilha feitas através do ‘Estados’ é pública, pelo que qualquer pessoa que tenha no seu WhatsApp terá acesso a ela. Para evitar isto, poderá indicar quais as pessoas que quer manter afastadas destes conteúdos partilhados.

Estranhos

Tendo em conta que o WhatsApp adiciona utilizadores de acordo com os números de telemóvel que tem no smartphone, saber quem tem acesso ao seu ‘Estado’ é importante. Pode dar-se o caso de ter o número de estranhos no seu smartphone, os quais têm depois acesso a pormenores da sua vida muito pessoais.

Roubos

As partilhas feitas nos ‘Estados’ têm um caráter ainda mais imediato que outras redes sociais. Se publicar um ‘Estado’ enquanto estiver de férias todos os seus contactos saberão automaticamente onde está, o que pode levar pessoas menos bem intencionadas a, por exemplo, assaltar-lhe a casa.

Aplicações pirata

O WhatsApp é utilizado por mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo e os ‘Estados’ fizeram com que essa utilização se tornasse ainda mais frequente. Se quiser descarregar o WhatsApp faça-o pelas vias oficiais, evitando outras outras lojas virtuais disponíveis na internet que podem instalar aplicações piratas que têm acesso a informações pessoais no seu dispositivo.

Esquemas

A maior frequência de utilização do WhatsApp por via dos ‘Estados’ pode ser aproveitada para criar novos esquemas que visam burlar os utilizadores da aplicação de mensagens. Esteja sempre atento e não confie em mensagens de contacto que não conhece.

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...