loading...

SETÚBAL - Se for de etnia cigana não vá ao Pinga Amor 2, pode ser expulso!!

Cinco famílias ciganas foram impedidas de jantar num restaurante em Setúbal e afirmam que foram vítimas de um “acto racista”. SOS Racismo apresentou uma queixa ao Alto Comissariado para as Migrações.

O caso ocorreu no passado domingo, quando cinco famílias da comunidade cigana residentes em Sacavém, Lisboa, decidiram ir jantar ao restaurante "Pinga Amor 2", situado no Bairro Santos Nicolau, em Setúbal.

O dirigente da Associação SOS Racismo, José Falcão, afirmou que “tal não pode acontecer "numa sociedade democrática e sem estigmas".

José Falcão disse que o grupo, constituído por quinze pessoas, incluindo crianças, entrou num restaurante que teria lugares suficientes para os albergar e viu a sua entrada rejeitada por falta de espaço. 



O grupo não conseguiu "educadamente" demover a gerência do restaurante, que "ameaçou chamar a polícia", adiantou.

Sérgio Fernandes disse por seu turno ao “Jornal de Notícias” que as famílias não conheciam o restaurante mas que este lhes tinha sido recomendado adiantando que “quando chegámos lá, a gerência do restaurante disse que estavam a realizar uma festa privada, pelo que não nos podiam receber”.

Aquele membro da comunidade cigana disse no entanto que “não vimos qualquer anúncio de tal festa e o próprio restaurante tinha várias mesas livres” e por essa razão não hesita em qualificar a atitude dos donos do estabelecimento como um “acto de racismo”, pelo que as respectivas famílias preencheram o livro de reclamações tendo depois abandonado o restaurante.

Sérgio Fernandes e Hernâni Gomes apresentaram uma queixa à Comissão para Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

Fonte e Foto: Esquerda

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...