loading...

ÚLTIMA - Rússia criou robô capaz de disparar armas e conduzir viaturas

A Rússia criou robô capaz de mudar uma lâmpada, de conduzir uma viatura e de disparar armas com as duas mãos, mas garante que o "humanoide" não foi produzido com fins militares.

FEDOR é um robô capaz de conduzir viaturas, executar tarefas domésticas como mudar uma lâmpada ou usar ferramentas para furar uma parede e também disparar armas com as duas "mãos".


Num vídeo divulgado pelo Governo russo pode ver-se como o robô dispara as armas, uma de cada vez, sem falhar um único tiro, com uma precisão à prova de bala, superando um oponente humano na carreira de tiro.

O mundo teme que a Rússia tenha criado uma versão "humanoide" do "Exterminador" dos filmes com o mesmo nome. O vice-primeiro-ministro russo Dmitry Rogozin esclareceu, no Twitter, que o dedo ligeiro no gatilho é apenas "uma forma de afinar a capacidade motora e o algoritmo de tomada de decisões".

"Robótica de combate é a chave para criar máquinas inteligentes. Treinar o disparo de armas é uma forma de ensinar as máquinas a definir prioridades de forma instantânea, e tomar decisões. Não criamos um Exterminador, ou inteligência artificial", lê-se no Twitter daquele "vice" russo.


O mesmo Dimitry publicou, também na mesma rede social que tanto agrada ao presidente dos EUA, Donald Trump, um vídeo de robôs de guerra a disparar, com igual precisão milimétrica, num campo de treinos.

O FEDOR, acrónimo de Final Experimental Demonstration Object Research (que se pode traduzir como Demonstração Final Experimental do Objeto de Pesquisa), tem previsto a primeira missão para 2021, no quadro de uma expedição espacial, segundo noticia o jornal britânico "The Independent".

Fonte e Foto: JN

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...