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Qual destas bananas escolhias para comer?

A banana é a fruta mais consumida no mundo. Mas não existe um só tipo de bananas, existem vários. Prata, nanica, ouro, da-terra, maçã, pacovã…

Qual a melhor banana para a nossa saúde?

  • Todos são saudáveis, mas cada uma tem a sua característica.
  • Existe banana com mais calorias.
  • Existe banana com mais fibras.
  • Existe banana mais adequada a dietas.
  • Existe banana mais digestiva.

A bananana-maçã, por exemplo, é de fácil digestão. Mas ela “prende” o intestino. E por isso deve ser usada com moderação por quem sofre de prisão de ventre.


Mas se não tiver esse problema, a banana-maçã é óptima. Para quem faz dieta, ela é muito apropriada por dar sensação de saciedade e evitar a fome.

A banana-prata tem uma vantagem: ela dura mais, podendo ser consumida de três a quatro dias após ter amadurecido.

Calorias da banana prata: uma banana média de 120 gramas fornece 107 calorias. Mas a banana-prata é mais calórica que a maçã, por isso não é muito recomendada para dietas.

No que diz respeito a calorias, a banana-nanica leva vantagem sobre a prata e só perde para a maçã. Ou seja, para os que estão em dieta, a nanica é a segunda banana mais adequada. E com a vantagem de não prender o intestino como a banana-maçã.

A pacovã também é uma boa opção para quem faz dieta. Ela equivale à nanica em termos de calorias.

A banana-pacovã tem uma boa vantagem – ela é a mais rica em magnésio, o mineral que atua no controlo dapressão arterial.

A banana-ouro é a menor em tamanho, mas devido à sua polpa bastante doce é bem calórica.

A banana-da-terra (também chamada de “comprida”), além de muito calórica, é indigesta quando consumida crua. Por isso só deve ser consumida cozida.

Independentemente da variedade, a banana é uma fruta muito saudável, com grandes virtudes medicinais.

Ela previne o envelhecimento precoce, fornece energia para prática de exercícios, evita a fadiga muscular durante o treino, dá sensação de prazer e bem-estar, combate a insónia, auxilia na redução do stresse e da irritabilidade e alivia a tensão pré-menstrual, regula o intestino e o sistema circulatório, equilibra as funções cerebrais e protege os ossos.

Para quem está em dieta, a dica é consumir a banana mais verde, pois ela possui maior quantidade de amido resistente, que é fermentado no intestino grosso e favorece a saúde e o bom funcionamento do órgão.

O consumo regular da farinha ou da biomassa da banana verde tira a fome, diminui o acumular de gordura corporal e auxilia a prevenção de doenças do coração.

Fonte: Vai Dar Zebra

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