loading...

ÚLTIMA - Presidente de Angola poderá estar muito mal de saúde

É a primeira vez que o governo de Luanda admite, oficialmente, que o Presidente José Eduardo dos Santos sentiu-se mal e está a receber assistência médica em Espanha. Com 74 anos, os últimos 38 como Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos tem feito visitas regulares a Barcelona para efectuar exames médicos, mas nem uma palavra sobre as suspeitas de que o Chefe de Estado angolano teria sofrido um AVC recentemente.


A confirmação foi feita pelo chefe da diplomacia angolana, o ministro das Relações Exteriores, à rádio francesa RFI. Georges Chikoti admitiu que o Chefe de Estado angolano sentiu-se mal e está em Espanha a efectuar exames médicos.

"Sabe que há momentos na vida de todos que não se sentem bem, mas ele está bem, ele está na Espanha, mas quando estiver melhor ele vai voltar", disse Chikoti.

O governante deixou ainda claro que o Presidente José Eduardo dos Santos tem feito exames regulares em Espanha e, por isso, é perfeitamente normal estar no país.

Engenheiro petrolífero soviético e veterano da guerra de guerrilha contra o governo português, José Eduardo dos Santos liderou o "boom" económico do 2º maior produtor de petróleo de África, desde o fim de uma longa guerra civil em 2002.

No início de maio deste ano, José Eduardo dos Santos abandonou Angola para uma visita privada de duas semanas e nunca mais voltou. A delonga alimentou as especulações de que o Chefe de Estado angolano teria sofrido um AVC. Numa página no Facebook chegou a surgir um relatório que o Presidente de Angola teria morrido.

A filha de Isabel Dos Santos negou a notícia via Instagram, mas não deu mais informações.

Angola tem previstas eleições gerais para o dia 23 de agosto, que deverá pôr fim a um dos mais longos mandatos em África - 38 anos - para entregar o poder ao número 2 e atual ministro da Defesa, João Lourenço, de 63 anos.

Fonte e Foto: SIC Noticias

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...