loading...

Sabe o que significa o código gravado nos seus ovos?

Da próxima vez que for comprar ovos, repare bem no código que têm neles estampados. Porque esse código pode revelar-lhes a forma como foram criadas as galinhas que puseram os ovos que vai comer e se os seus ovos são ou não biológicos.

Vamos passo a passo. Ao olhar para os seus ovos comprados nota que têm um carimbo com vários números e letras.
 

Logo o primeiro que começa com ‘VL’ ou ‘VAL’ indica, claro está, a validade dos ovos. Depois surge um código que se deverá referir ao lote dos ovos.

O terceiro código, e provavelmente o mais importante, revela detalhes da origem dos seus ovos. Por exemplo, o código ‘1PT9-999’ revela que as galinhas que puseram estes ovos foram criadas ao ar livre e que os ovos são portugueses. Como? Quando o primeiro número é o 0, significa que os ovos são biológicos, quando é o 1, que as galinhas foram criadas ao ar livre, quando surge o número 2 significa que foram criadas em solo e no caso do número 3, que a galinha foi criada em gaiola.


A sigla PT indica que os ovos são portugueses e os restantes códigos referem-se às Direcções Gerais de Agricultura (no caso do exemplo é o número 9) e à exploração (999, no exemplo).

Agora já poderá escolher os seus ovos de forma mais informada!

Fonte e Fotos: Noticias ao Minuto

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

loading...