Loading...

VENEZUELA - Tentativa de assassinato de Nicolás Maduro (video)



Líder venezuelano escapou ileso, mas sete militares ficaram feridos. Presidente aponta o dedo à oposição de "extrema-direita" e ao homólogo colombiano, Juan Manuel Santos.

O Presidente Nicolás Maduro terá sido alvo de uma tentativa de atentado enquanto discursava numa avenida de Caracas. O ataque terá sido perpetrado com recurso a um drone com explosivos. O chefe de Estado aponta o dedo à oposição e à vizinha Colômbia.

Maduro, que discursava numa tribuna ao lado da sua mulher, Cilia Flores, e de altas patentes militares, foi imediatamente retirado do local e não sofreu qualquer ferimento. Sete militares ficaram feridos e foram encaminhados para unidades hospitalares da capital.

As imagens da televisão venezuelana, que transmitia o discurso em directo neste sábado, mostram a cerimónia a ser interrompida de forma abrupta, em ambiente de visível pânico, segundo após o chefe de Estado e vários oficiais das Forças Armadas olharem para cima subitamente. Nesse momento, em que o áudio é suspenso, as câmaras de televisão deixam imediatamente de focar o líder venezuelano, mas filmam um movimento de pânico entre centenas de elementos de uma parada militar, que fogem de forma desordenada.


O discurso era proferido numa avenida da capital Caracas, por ocasião do 81.º aniversário da Guarda Nacional Bolivariana.

Jorge Rodríguez, vice-presidente venezuelano para as áreas da Comunicação, Cultura e Turismo, afirmou na televisão nacional que foram detectados "artefactos voadores do tipo drone que continham uma carga explosiva que detonou nas imediações da tribunal presidencial".

O regime responsabiliza a oposição pelo ataque. Na rede social Twitter, o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Diosdado Cabello, escreveu que "a direita insiste na violência para tomar espaços que não consegue conquistar com votos".

Mais tarde, Maduro falou ao país, apontando o dedo à "extrema-direita venezuelana" e a "Juan Manuel Santos", o Presidente cessante da Colômbia, acrescentando que os "autores morais" do ataque "vivem nos Estados Unidos, no estado da Florida".

Fonte e foto: Público
loading...

Siga-nos por email

Subscreva:

Desenvolvido por FeedBurner

INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.